![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/f9c7351f-6f80-47c1-b54a-bbbb8ec21692_rw_1920.jpeg?h=409560ff3a5f3115e9fa1788ab11b8b2)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/9e2ee1d7-99db-4691-bee4-90182365abf1_rw_1920.jpeg?h=e5e92190d34c1fe8441492b758055b3b)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/fe589e85-7be6-49d3-b895-69900c812dc9_rw_1200.jpeg?h=924892476bf6650777a7cf99ee9489c1)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/4b6a9104-b2be-4b48-931d-cf7ceb5691ef_rw_1200.jpeg?h=a42614e25f8c658e3988fe29e1902ddf)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/0efb2c85-5f88-4bc3-9847-06fca0e5f6a2_rw_1200.jpeg?h=0825144255ffaa82f0e6031662dc4c38)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/d8940602-def1-4952-87a7-d06602fd3198_rw_1200.jpeg?h=f42789f7efca80fe28b5827172abefe5)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/b9b29230-0149-4cec-a98c-411a858358bf_rw_1200.jpeg?h=e26fc291216bf8479cfb348abc4c8856)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/63810921-4ff6-450d-bb62-6b997ee201f9_rw_1200.jpeg?h=f5ee65abcacd3e5f22d6ea5d4bd8f82d)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/9df6f9db-9cc7-473d-9f0b-a826084cd18b_rw_1200.jpeg?h=4b0c2a15a3a2bcefd88bdb6f199d1565)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/9305f252-abde-4149-8930-312ccfcd65df_rw_1200.jpeg?h=1b4b7c6395f0b60edb04fe74c3610b81)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/83afad95-f2d6-4512-96d9-6e57f2ca14ff_rw_1920.jpeg?h=21b9ea3a63f967bfb38ca88b55f4e38b)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/d3b7d286-5d62-4fcc-af89-e99f04d8c078_rw_1920.jpeg?h=c869c8fb8f706f303e3a8c7a5ed923ed)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/a388078e-cf96-4531-b366-44222a1620f0_rw_1200.jpeg?h=a7863cddadea663647748ab2411fd08c)
![](https://cdn.myportfolio.com/a0eb6b53-3a07-4d8c-8223-54bd324c724e/57744e92-b410-4bbd-bb81-620ce036db8d_rw_1200.jpeg?h=a3fce8ac525baa732a8f51a4608dcf7f)
Vários elementos atravessam o processo criativo de Maria Nepomuceno. Dois são mais
evidentes: artesania popular e experimentação plástica. A sua obra combina o fazer da mão
e o delírio da imaginação. As linhas feitas com corda entrançada colorida espalham-se pelo
espaço, sobem (ou descem) pelas paredes e se misturam com as cadeiras, vasos, bolas,
contas e redes. Uma costura infinita e expansiva que sugere uma espécie de escrita feita de
fragmentos decaídos de algum paraíso perdido que vão se articulando em um todo sem
deixarem de ser fragmentos.
evidentes: artesania popular e experimentação plástica. A sua obra combina o fazer da mão
e o delírio da imaginação. As linhas feitas com corda entrançada colorida espalham-se pelo
espaço, sobem (ou descem) pelas paredes e se misturam com as cadeiras, vasos, bolas,
contas e redes. Uma costura infinita e expansiva que sugere uma espécie de escrita feita de
fragmentos decaídos de algum paraíso perdido que vão se articulando em um todo sem
deixarem de ser fragmentos.
A sala monumental virou este conjunto de fragmentos unificados como se fora um jardim
artificial e lúdico (ou seria uma instalação-oca?) que aponta para uma construção
escultórica em campo antropologicamente ampliado. A própria separação entre natureza e
cultura fica em suspenso e a escultura quer se ampliar como forma ao mesmo tempo
orgânica e artificial. É construção, algo concebido e gerado pelo gesto produtivo, e é
também herança física que se inscreve no corpo (de quem faz a obra e de quem a
experiencia). Trata-se da apropriação de uma memória de materiais e práticas tradicionais,
deslocada pela experimentação plástica que produz relações inusitadas e não contidas
naquela memória.
artificial e lúdico (ou seria uma instalação-oca?) que aponta para uma construção
escultórica em campo antropologicamente ampliado. A própria separação entre natureza e
cultura fica em suspenso e a escultura quer se ampliar como forma ao mesmo tempo
orgânica e artificial. É construção, algo concebido e gerado pelo gesto produtivo, e é
também herança física que se inscreve no corpo (de quem faz a obra e de quem a
experiencia). Trata-se da apropriação de uma memória de materiais e práticas tradicionais,
deslocada pela experimentação plástica que produz relações inusitadas e não contidas
naquela memória.
Um dado importante desta instalação-escultura é sua dimensão processual, seu gosto pelo
gesto arcaico que interfere na superfície do real e se mantém vivo aí, no fazer e não no
produto. Da mesma maneira, há que se atentar para uma experiência-processo que não
sabe o que vê, toca ou sente, mas se dá conta, continuamente, que ver, tocar e sentir são de
outra ordem que não é a do saber. O saber implica uma exterioridade entre eu e coisa que
não se reproduz na experiência da arte, na qual obra e eu estão sempre em transformação.
Como o tempo e a respiração.
gesto arcaico que interfere na superfície do real e se mantém vivo aí, no fazer e não no
produto. Da mesma maneira, há que se atentar para uma experiência-processo que não
sabe o que vê, toca ou sente, mas se dá conta, continuamente, que ver, tocar e sentir são de
outra ordem que não é a do saber. O saber implica uma exterioridade entre eu e coisa que
não se reproduz na experiência da arte, na qual obra e eu estão sempre em transformação.
Como o tempo e a respiração.
Luis Camillo Osorio